trio siem licenciamento software produtividade projeto equipe

O trio na prática

Controle de Licenciamento de software e Produtividade por projeto

Autor: Marcelo Pettengill, postado em 12/04/2019 as 10:00
Hashtags: #trio #SIEM #licenciamento #LGPD #si #produtividade #gestaointeligente

O #trio é uma ferramenta com múltiplas aplicações. A mais usual, e que representa justamente o seu ponto de partida, é no monitoramento da segurança da infraestrutura de sua empresa, trazendo inteligência e agilidade na tomada de decisão ao permitir acompanhar de perto todos os eventos que estão acontecendo na sua rede. Porém, existem outras situações onde o #trio também pode ser estrategicamente útil.

Um de nossos clientes é um Escritório de Projetos em Arquitetura e utilizava, uma ferramenta de CAD, mas tinha um problema: era muito difícil controlar o licenciamento do uso do software instalado em diversas estações, onde os projetistas e arquitetos trabalhavam. Os gestores do escritório não estavam conseguindo saber quantas licenças do software estavam sendo usadas ao mesmo tempo, de forma a identificar se estavam infringindo o licenciamento ou, principalmente, se haveria oportunidade de economia orçamentária ao reduzir o número de licenças adquiridas.

É aí que entra uma das características-chave do #trio: com sua implementação é possível monitorar os processos em execução pelos usuários nas estações de trabalho e identificar qual o aplicativo que o usuário está efetivamente utilizando. Por exemplo: o usuário pode estar com um navegador, um editor de textos e com seu cliente de e-mail abertos ao mesmo tempo, certo? Mas todos nós só usamos um deles de cada vez. Ora vamos para o editor de textos e digitamos alguns parágrafos, ora vamos ao navegador para fazer alguma pesquisa, voltando ao editor de textos logo em seguida, e assim vamos nos movimentando entre as várias aplicações ao longo de todo o dia.

O que acontece é que cada uma dessas ações é identificada por um agente inteligente do #trio, que recolhe as informações de uso de cada um dos aplicativos utilizados - como por exemplo, qual documento estava sendo trabalhado, qual aba do navegador foi visitada - e os envia para ser processado pelo #trio. O mesmo se dá quando os projetistas deste cliente utilizam a ferramenta de CAD. O agente identifica quanto tempo a ferramenta ficou em uso, podendo incluir qual foi o usuário e o arquivo (projeto) trabalhado. Esses dados são remetidos ao centralizador de informações, que permitiu ao cliente saber, a qualquer instante, quantas cópias da ferramenta de CAD estavam sendo efetivamente utilizadas ao longo do dia.

Num estudo realizado durante algumas semanas, chegou-se à conclusão de que existiam algumas poucas licenças a mais do que o necessário, e a empresa conseguiu economizar alguns dólares por mês em licenciamentos de software.

O curioso é que, durante a implantação desta etapa do projeto, um dos gestores conseguiu vislumbrar que, além de controlar o licenciamento, o #trio estava permitindo que ele tivesse um controle muito mais apurado da produtividade de seus projetistas. Com o #trio, foi possível ainda acompanhar com muito mais precisão o tempo que cada projetista e arquiteto gastavam efetivamente trabalhando em seus projetos e, com isso, conseguiu também demonstrar para os clientes do escritório que estavam consumindo mais horas nos projetos do que o inicialmente contratado. A partir dessa informação, aumentou as horas cobradas ao cliente e, consequentemente, o seu faturamento.

Resultado, com a implementação do #trio neste ambiente de negócios, agregamos os seguintes benefícios:

  • melhoria da produtividade
  • redução de custos
  • aumento de receita

E isso é o que chamamos de Gestão Inteligente das Informações.

Para ver como isso funciona na prática, a #3Elos disponibilizou um vídeo no site Uso de aplicações por usuários (https://trio.rio.br/#comofunciona) que demonstra essa característica.

Quer conhecer melhor o #trio ou deseja receber consultoria especializada?

Fale com nossos especialistas https://www.3elos.com.br/info.php


 
 
 Rua São José, 90 - Sala 1301 - Centro
 Rio de Janeiro - RJ - 20010-020
 +55 (21) 2263-8135 / 99305-6056

 Linkedin 3Elos   Facebook 3Elos   Twitter 3Elos

Monitorado pelo WebWatch